SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Controle Social e Gestão

Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)

O CONASS constitui um organismo da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), com mandato de representar politicamente os interesses comuns dos secretários de saúde dos Estados e do Distrito Federal, perante as demais esferas de governo e outros parceiros, em torno de estratégias comuns de ação entre os gestores estaduais de saúde.

Acesse: www.conass.org.br

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS é a entidade que representa os municípios nas instâncias do SUS, e tem sido um ator político fundamental no processo de construção e pactuação das políticas de saúde em nosso país.

Acesse: www.conasems.org.br

Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/AL

O Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS/AL é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A formação da instituição é constituída por instâncias deliberativas e executivas, como a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais e a Assembleia Geral, englobando também as 10 Comissões Intergestores Regionais – CIR que agrega os vice-presidentes regionais.

Acesse: www.cosemsal.org

Conselho Estadual de Saúde de Alagoas

O Conselho Estadual de Saúde (CES) é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei Estadual nº 7.400, de 06 de agosto de 2012.

Acesse: www.ces.al.gov.br

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS – de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.
O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

Acesse: www.conselho.saude.gov.br

Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE)

A Sage disponibiliza informações para subsidiar a tomada de decisão, a gestão e a geração de conhecimento.
Demostrando a atuação governamental no âmbito do SUS, a Sega possibilita projeções e inferências setoriais, além de contribuir para a transparência das ações desenvolvidas na área de saúde.

Acesse: www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/demas/sage