SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Servidores do Samu participam de palestra sobre Janeiro Branco

A supervisão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Coordenação de Gestão de Pessoas realizaram nesta quinta-feira, 26, encontro para discutir e informar sobre a Campanha Janeiro Branco. Este mês é dedicado a uma reflexão sobre a Saúde Mental.

De acordo com as psicólogas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Givanilza Omena, Morgana Melo e Candice Vasconcelos, a campanha está sendo discutida em todo o país e tem, como meta, fazer com que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol de sua saúde mental e sobre felicidade.

Para isso, segundo elas, o mês de janeiro serve para que a pessoa tenha a oportunidade para pensar sobre sua vida, seu relacionamento, inclusive no trabalho, o sentido de felicidade, além de reescrever ou modificar algum pensamento ou comportamento que incomode.

É o momento de reescrever e planejar a própria vida. “Se algum comportamento incomoda não pense duas vezes, procure um profissional da psicologia que ele vai passar a melhor orientação para que o sofrimento seja amenizado”, orientou Givanilza Omena.

De acordo com a psicóloga Morgana Melo, o Janeiro Branco é um momento de reflexão para que se busque o equilíbrio entre a sua história, a realidade e as relações interpessoais, além do bem-estar físico, mental, social e espiritual, que é a verdadeira saúde.

Já a psicóloga Candice Vasconcelos destacou a importância do respeito, humildade, compreensão, solidariedade e união no ambiente de trabalho para que se reduzam os sofrimentos e com isso a pessoa possa viver mais e melhor. Destacou que o número de pessoas com ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos estão crescendo no mundo inteiro e por isso é preciso fazer uma reflexão.

“Foi muito bom ter participado da palestra porque me permitiu fazer uma reflexão sobre o nosso eu, como estou e como lido com minha rotina. Parabéns pela iniciativa do Samu Maceió por promover esse evento”, comentou a enfermeira Darcy Fredini, coordenadora da Base Descentralizada do Samu de Rio Largo.

A ação é uma iniciativa da psicóloga do Samu, Dnair de Almeida, do Setor de Saúde Ocupacional, e das assistentes sociais, Ana Tojal e Maria Goretti Bastos.