SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hospitais

HOSPITAL GERAL DO ESTADO – HGE

O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE), localizado em Maceió, foi inaugurado no dia 16 de setembro de 2008. O novo complexo hospitalar foi concluído através de convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o Governo do Estado, por meio do Programa QualiSUS, que tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, principalmente de urgência e emergência, especificamente, diminuindo a fila de espera por atendimento.

Veja Mais +

UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE

Localizada em Arapiraca, o Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly foi inaugurado em 2003, Unidade de Emergência do Agreste é referência nas áreas de média e alta complexidade, atendendo emergências provocadas por causas externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos.

Veja Mais +

HOSPITAL IB GATTO FALCÃO

O Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão, localizado em Rio Largo, foi inaugurado em fevereiro de 1987. Possui um total de 48 leitos, sendo: 33 leitos de clínica médica; 5 leitos pediátricos; 10 leitos de saúde mental. Suas especialidades médicas são: clínica médica e pediatria. Realiza exames complementares de radiologia e laboratoriais, além de cirurgias de emergência.

Veja Mais +

UNIDADE MISTA ARNON DE MELO

A Unidade Mista Arnon de Melo, localizada em Piranhas, é referência no atendimento de urgência e presta serviço na área de clínica médica (adulto e pediátrico), além de atuar como maternidade de risco habitual.

Veja Mais +

UNIDADE MISTA DRa. QUITÉRIA BEZERRA DE MELO

A Unidade Mista DRa. Quitéria Bezerra de Melo, localizada em Água Branca,  é referência no atendimento de urgência e presta serviço na área de clínica médica (adulto e pediátrico), além de atuar como maternidade de risco habitual.

Veja Mais +

HOSPITAL DA MULHER DR.ª NISE DA SILVEIRA

O Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, é um complexo hospitalar destinado a implementação da linha de cuidado com a mulher. Compõe a rede hospitalar do estado, é referência de média e alta complexidade e conta com serviços ambulatoriais e hospitalares especializados, como a RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual).

Veja Mais +

HOSPITAL METROPOLITANO DE ALAGOAS

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) localizado do bairro Cidade Universitária, Maceió, compõe a rede hospitalar do estado desde sua inauguração em 2020, atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

Horário de Atendimento: Todos os dias da semana – 24 horas por dia.

Veja Mais +

HOSPITAL REGIONAL DO NORTE

O Hospital Regional do Norte, localizado no município de Porto Calvo, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde. Com a pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (coronavírus), o Hospital Regional da Mata se tornou referência no tratamento da COVID-19 para todo o Estado de Alagoas, conservando uma ala destinada ao tratamento de síndromes gripais, bem como para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Veja Mais +

HOSPITAL REGIONAL DO ALTO SERTÃO

O Hospital Regional do Alto Sertão, localizado no município de  Delmiro Golveia, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde.

Veja Mais +

HOSPITAL DO CORAÇÃO ALAGOANO PROF. ADIB JATENE

O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene (HCA), localizado no bairro Cidade Universitária, Maceió, foi inaugurado em 2021. O novo complexo hospitalar atende exclusivamente pacientes cardiopatas do estado, contando com uma estrutura inicial de 52 leitos, além de toda ama estrutura de apoio à UTI – conforme preconizado pelos protocolos de assistência nesta situação emergencial. Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos.
Veja Mais +

HOSPITAL DA CRIANÇA DE ALAGOAS

O Hospital da Criança em Alagoas (HC) torna-se referência para todo o estado em atendimentos ambulatoriais, estando com 52 leitos disponíveis para atender a demanda. A principal forma de acesso é a regulação, por meio do SISREG – Sistema Nacional de Regulação, onde o município solicita o tipo de atendimento, presta as informações do paciente e realiza a solicitação da especialidade ou do leito.
Veja Mais +

HOSPITAL REGIONAL DA MATA

O Hospital Regional da Mata, localizado no município de União dos Palmares, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde. Com a pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (coronavírus), o Hospital Regional da Mata se tornou referência no tratamento da COVID-19 para todo o Estado de Alagoas, conservando uma ala destinada ao tratamento de síndromes gripais, bem como para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Veja Mais +