SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Como preparar o soro caseiro

 

Para que serve o soro caseiro?

O soro caseiro combate a desidratação, repondo a água e os sais minerais perdidos através do vômito e diarreia comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. É indicado para todas as idades e também pode ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade. É importante esclarecer que o soro não tem a função de tratar o vômito ou diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar esses sintomas.

Diabéticos não devem tomar o soro caseiro, assim como aqueles em desidratação grave. Nesses casos deve-se procurar auxílio médico.

Como tomar o soro caseiro?

Deve-se tomar o soro caseiro ao longo do dia, em pequenos goles, não ultrapassando mais de meio copo de uma só vez. Em caso de vômito ou diarreia, deve-se observar a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção após cada episódio do ocorrido. Bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.

Apesar de ser muito simples fazer o soro em casa, o cidadão pode encontrar nas farmácias a opção do pacote chamado Sais para Reidratação Oral, que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral, ou o soro pronto para uso.

Quando ir ao médico?

Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica, pois pode ser prejudicial à saúde.

Qual a durabilidade do soro caseiro?

A durabilidade do soro caseiro é de, no máximo, 24 horas. Se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.