SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Aedes Aegypti

O QUE É AEDES AEGYPTI?

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue, o vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira).

É um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A fêmea tem hábitos preferencialmente diurnos e alimenta-se de sangue humano para fazer a maturação dos seus ovos.

O QUE É DENGUE?

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. No curso da doença, em geral debilitante e autolimitada, a maioria dos pacientes apresenta evolução clínica benigna e se recupera. Entretanto, uma parte deles pode evoluir para formas graves, inclusive óbitos.

As infecções por dengue podem ser assintomáticas ou sintomáticas. As infecções clinicamente aparentes estão presentes em, aproximadamente, 25% dos casos e podem variar desde formas oligossintomáticas até formas graves, podendo levar o indivíduo ao óbito. Pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

Sintomas
Como a dengue pode ser transmitido?
Qual o tratamento para dengue?
Como prevenir?
Como denunciar os focos do mosquitos?

O QUE É CHIKUNGUNYA?

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegyptie Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Sintomas
Como é feito o tratamento?
Como prevenir?

mosquitos2

mosquitos3

O QUE É ZIKA?

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

Sintomas
Como é transmitido?
Qual o tratamento?
Prevenção/Proteção
Cuidados
O vírus pode ser transmitido por relação sexual?

CUIDADOS PARA A GESTANTE

Informação

Se tiver dúvida, fale com o seu médico ou com um profissional de saúde.

Relate ao seu médico qualquer sintoma ou medicamento usado durante a gestação.

Leve sempre consigo a Caderneta da Gestante, pois nela consta todo seu histórico de gestação.

Cuidados

Busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente.

Vá às consultas às consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê.

Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.

Em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria.



CUIDADOS PARA O RECÉM-NASCIDO

Proteger o ambiente com telas em janelas e portas, e procurar manter o bebê com uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas.

Manter o bebê em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Caso se observem manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procurar um serviço de saúde.

Não dar ao bebê qualquer medicamento por conta própria.

Informação

Após o nascimento, o bebê será avaliado pelo profi ssional de saúde na maternidade. A medição da cabeça do bebê (perímetro cefálico) faz parte dessa avaliação.

Além dos testes de Triagem Neonatal de Rotina (teste de orelhinha, teste do pezinho e teste do olhinho), poderão ser realizados outros exames.

Leve seu bebê a uma Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento conforme o calendário de consulta de puericultura.

Mantenha a vacinação em dia, de acordo com o calendário vacinal da Caderneta da Criança.

Cuidados

Além do acompanhamento de rotina na Unidade Básica de Saúde, seu bebê precisa ser encaminhado para a estimulação precoce.

Caso o bebê apresente alterações ou complicações (neurológicas, motoras ou respiratórias, entre outras), o acompanhamento por diferentes especialistas poderá ser necessário, a depender de cada caso.

VÍRUS ZIKA E MICROCEFALIA

O que é a microcefalia?
Já há confirmação que o aumento de casos de microcefalia no Brasil é causado pelo vírus Zika?
Como é feito o diagnóstico?
Qual o tratamento para a microcefalia?
A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas?
Qual o perído da gestação é mais suscetível à ação do vírus?

viruszika

Fonte: Ministerio da saúde
NOTAS TÉCNICAS
Nota Técnica nº 8/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS
CAMPANHAS

campanha_contra_a_dengueUm MOsquito Não é mais Forte que um país inteiro Dengue prevenções

JUNTOS PELA SAÚDE

O Juntos pela Saúde procura, através da tecnologia, estabelecer um canal de comunicação entre Cidadão e Gestor Público, focando, nesta fase, no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus da dengue, Zika e Chikungunya.

Com o aplicativo no seu celular o cidadão ao constatar a existência de um foco do mosquito, ou ao observar a existência de condições para a formação de um possível criadouro do mosquito, possa registrar o fato ou o risco e enviar esse registro (denúncia) aos gestores públicos, facilmente e de forma anônima, inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.

Doação para google playDoação app store


CONHEÇA MAIS


Os sintomas da infecção pelo vírus Zika podem acabar se c

Confira o que a Dra. Rosana Richtmann fala sobre o assunto n

A animação ‘Vira Vira é a Solução” da Palavra Cantada f

A Dra. Rosana Richtmann da Sociedade Brasileira de Imunizaç

Hoje é dia de saber mais sobre a transmissão do vírus Zik

Você sabe quais são as possíveis consequências da microc