O QUE SÃO IST
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, sua transmissão ocorre principalmente por via sexual (oral, anal e vaginal) sem o uso de preservativo interno ou externo, podendo também ser transmitida de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Dentre as IST, cita-se o HIV/aids, Sífilis, Hepatites Virais, HTLV, Clamídia e Gonorréia como de grande relevância para saúde pública.
HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Seu tratamento consiste no uso de medicações antirretrovirais que devem ser usados de forma contínua.
Aids é a doença causada pela infecção do HIV, que geralmente ocorre quando o individuo não faz o tratamento adequado, levando a uma diminuição das células de defesa (células T CD4/CD8) , deixando a pessoa suscetível a infecções oportunistas.
Sífilis é uma IST, curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, desenvolve-se em estágios e seus sintomas variam conforme cada estágio, porém em sua maioria é assintomático. Seu tratamento ocorre com administração da penicilina benzatina nas unidades de saúde.
Hepatites virais é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Há 05 tipos de vírus causadores da hepatite (A, B, C, D, E), porém os mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. É a principal causa de Câncer do fígado e cirrose hepática.
HTLV é um vírus que atinge as células de defesa T humanas com características únicas e diversidade de manifestações clínicas, sendo transmitido principalmente através do aleitamento materno, na maioria das vezes é assintomática, porém pode causar diversas manifestações no organismo infectado. Não há tratamento para esse vírus, por isso, a pessoa infectada deve ser acompanhada.
Clamídia e Gonorréia são IST causadas por bactérias Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae respectivamente, geralmente estão associadas e podem causar infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos com apresentação de corrimento vaginal ou peniano e dor ao urinar. Caso seja agravada pode levar a Doença Inflamatória Pélvica (DIP), infertilidade (dificuldade para ter filhos) e dor durante as relações sexuais. Seu tratamento consiste no uso de antibióticos.
Atualmente, o SUS dispõe de mecanismos para prevenção como a vacinação para Hepatite B, preservativos internos e externos, a profilaxia pré-exposição e profilaxia pós-exposição, métodos de diagnósticos como os testes rápidos e exames laboratoriais, assim como o tratamento através de medicamentos, de forma acessível e totalmente gratuita.