O Portal do Cidadão, prezando pela transparência nas divulgações de informações de direito público e promovendo a cidadania, reuniu nesta página informativos, boletins epidemiológicos e ações de vigilância em saúde relativos ao estado de Alagoas.
O ideal seria que este paciente ficasse isolado em um cômodo da casa e determinasse apenas um ente para ter acesso e fazer a manutenção das necessidades diárias.
Sempre que tiver em contato com outra pessoa, trocando sempre que estiver úmida, até a cura.
Sempre utilizar água corrente e sabão, hipoclorito e/ou água sanitária. A pessoa que lavar deve usar luvas e fazer desinfecção da pia com água sanitária. A esponja deve ser descartada após o uso com segurança. Se utilizar descartáveis, fazer o descarte e manipulação adequados.
Fazer desinfecção das superfícies com álcool a 70% criteriosamente e água sanitária e/ou hipoclorito.
As roupas devem estar separadas das demais e protegidas, devem ser lavadas separadamente com água e sabão e devem ser passadas em temperatura quente, também separadas das demais roupas da casa. Esse cuidado também serve para roupas de cama e toalhas.
Tudo deverá ser de uso individual, caso haja apenas um banheiro, deverá ser feito a desinfecção de todo ambiente após o uso pelo paciente.
O ar condicionado poderá deixar a temperatura propícia a ploriferaçao e o ventilador poderá aerossorizar o vírus no ambiente.
O cuidador deverá estar protegido com aventais descartáveis, óculos, luvas e máscaras e limitar a entrada no ambiente para diminuir a possibilidade de contágio.
A depender do contato prévio, o familiar deve permanecer em casa, porém sem isolamento absoluto até que termine o período provável de incubação da doença. Se o familiar não teve contato próximo, domiciliar, continua sua vida normal.
Não até que após a cura do paciente, passe o período de incubação da doença, que garantirá que estes não se infectaram.
Assim como os contatos familiares, irá depender do contato próximo prévio. Se aconteceu, deverão ficar sob atenção assim como os familiares. Lembrando ainda condomínios fechados e edifícios que tem áreas em comum e deverão ser desinfectadas, como portões e elevadores. Porteiros e portarias também deverão receber os devidos cuidados.