SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Atividade Física e Sedentarismo

Atividade Física e Sedentarismo

A industrialização aliada ao desenvolvimento tecnológico facilitou a execução de diversas tarefas que antes exigiam maior esforço físico. A esses fatores somam-se ainda o ritmo de vida acelerado da sociedade contemporânea, a locomoção através de transportes motorizados, trabalhos que exigem pouco esforço físico e atividades de lazer com menor grau de movimentação. Como consequência, houve uma queda na qualidade de vida, acarretando em um estilo de vida mais sedentário e no aumento do número de pessoas com problemas de saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares ou câncer.

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século.

Para que os hábitos sedentários sejam deixados de lado, as pessoas devem ter consciência de que a atividade física deve ser introduzida na rotina de forma gradativa, a fim de prevenir possíveis lesões que possam acontecer no período de adaptação. Recomenda-se que as atividades sejam assistidas por um profissional da saúde, para que os movimentos sejam reeducados e executados de forma correta, sem que haja risco de lesionar alguma estrutura corporal. Também vale salientar a importância do acompanhamento de um profissional em casos onde o indivíduo possa apresentar problemas crônicos, como diabetes, cardiopatia, obesidade, devido aos riscos que as mesmas ocasionam, fazendo com que o médico e o profissional possam traçar um perfil onde as atividades sejam direcionadas para cada caso especificamente.

Dentre os benefícios proporcionados pela prática de atividade física, destacam-se:

– Melhora a funcionalidade do organismo e todos os seus sistemas;

– Diminuição do risco de morte prematura;

– Redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc.;

– Melhora a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória;

– Melhora a mobilidade articular e a força muscular;

– Auxilia na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra;

– Auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes;

– Melhora a sensação de prazer e bem-estar, sendo um grande aliado nos tratamentos de ordem psicológica;

– Proporciona alívio de tensão muscular r diminuição das dores no corpo decorrentes do estresse ou desuso.

Breve roteiro para iniciar a prática de atividade física

Para começar, é preciso lembrar que não se deve associar atividade física a esforço exagerado. Para manter a saúde, prevenir doenças e deixar o corpo mais forte e vigoroso, o caminho pode ser tão simples que até surpreende. Andar a pé, passear de bicicleta, subir e descer uma escada em vez de usar o elevador a todo momento, nadar, fazer alongamento e relaxamento em casa, dançar: tudo isso é movimento. Quando praticadas regularmente, essas atividades têm o poder de criar uma rotina saudável e benéfica para o corpo e a mente.

Mas, mesmo no caso de exercícios moderados, no início é preciso tomar alguns cuidados importantes.

– Alongamento: nunca deixe de se alongar antes e depois da atividade, para evitar problemas nos músculos, nas articulações e nos tendões.

– Hidratação e alimentação: beba pelo menos um copo de água antes de começar e a mesma quantidade a cada meia hora de atividade. E não se exercite em jejum, para não correr o risco de sentir tontura, ter suor frio e até desmaiar.

– A roupa ideal: use roupas leves e confortáveis, de acordo com o clima e a temperatura.

– Orientação especializada: se você pretende praticar uma atividade moderada ou intensa, é preciso fazer uma avaliação médica e buscar a orientação de um profissional de educação física, a fim de comprovar se você está em boas condições físicas e se o que quer fazer é recomendado.

– Necessidades específicas: escolha um tipo de atividade que atenda às suas necessidades físicas e não agrave algum problema muscular ou de postura que você tenha.

– O gosto faz diferença: Se você gosta de ficar ao ar livre, escolha uma atividade que permita isso, em vez de ir a uma academia. Se gosta de nadar, tente encontrar uma piscina, em vez de insistir em um exercício que não lhe agrada. Quando a atividade física é prazerosa, tudo fica mais fácil.

– Socialização: se você precisa de outras pessoas ao lado para se motivar, tente fazer exercícios em grupo. Convide os amigos ou faça uma pesquisa para descobrir como encontrar companhia em parques, clubes ou em uma praça perto de sua casa, e faça contato.

– Sem pressa: qualquer que seja a atividade de sua escolha, comece devagar, sempre respeitando seus limites. Aos poucos, seu organismo dará sinais de que você pode seguir em frente com atividades físicas mais intensas.

 

Atividade física x Exercício

De maneira geral, atividades físicas e exercícios físicos proporcionam benefícios semelhantes e fazem bem para o corpo e a mente. Mas não são exatamente a mesma coisa. Atividade é qualquer movimento corporal que resulte em gasto energético acima do nível de repouso. Exercícios físicos já envolvem uma sequência planejada de movimentos, com orientação de um profissional, treinamento regular e objetivo definido.

Referências

http://www.estilosdevidasaludable.mscbs.gob.es/actividadFisica/home.htm

https://www.infoescola.com/saude/sedentarismo/

https://aruana.com.br/atividade-fisica-x-sedentarismo-infantil/