SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hemorragia

Chame o socorro pelo 192 ou 193


HEMORRAGIA


É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno. As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde um corte com um caco de vidro ou uma faca, até um traumatismo com uma contusão que abriu e sangrou.

 

A hemorragia pode levar ao estado de choque e à morte. Por isso, ao perceber uma hemorragia é necessário estancar o sangue (no caso de uma hemorragia externa) e chamar a emergência imediatamente.

COMO RECONHECER


Após uma queda, atropelamento ou mesmo durante uma gravidez de risco, suspeite de hemorragia interna quando a vítima apresentar sintomas como:

palidez

sonolência

suor excessivo

frequência cardíaca acelerada

contusões e manchas na pele

dor na região abdominal

vômito ou evacuação com sangue

COMO AGIR


Pegue um pano esterilizado ou bem limpo e comprima o local do sangramento com força (se não houver nenhum objeto que impeça a compressão ou que agrave o sangramento)

Caso haja um objeto encravado no corpo jamais tente retirá-lo. Ele pode estar tamponando um vaso e, ao ser retirado, pode gera mais hemorragia

Não passe nenhuma substância no ferimento

Não eleve as pernas da vítima nem faça movimentos bruscos se houver risco de fratura

Se suspeita de hemorragia interna, não dê nada para o paciente beber (esse, aliás, é um erro muito comum em qualquer tipo de socorro) e leve-o imediatamente para o hospital