SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Saúde da Mulher

SAÚDE DA MULHER



Foto: Carla Cleto

 

Em 1984 o ministério da saúde elaborou o programa de assistência integral à saúde da mulher (PAISM), o programa incluía: Ações educativas e preventivas, diagnostico e tratamento, assistência em clinicas ginecológicas, pré-natal, parto, puerpério, climatério, planejamento familiar DST, câncer de colo de útero e de mama e outras necessidades apresentadas pelas mulheres na época.

A politica de atenção a mulher deve atingir:


As mulheres em todas as fases do ciclo de vida independente da faixa etária e do grupo populacional pertencente.

A Atenção integral á saúde da mulher deverá estende-se a todo os diferentes níveis de atenção a saúde (da baixa a alta complexidade).

O atendimento deverá respeitar todos os grupos sociais sem qualquer imposição de valores e crenças sociais.

O atendimento deve ser feito de forma humanizada, que reforcem a atenção a saúde como direito.

A execução no setor da saúde será realizada de acordo com as diferentes realidades regionais.

Objetivos gerais

 

Promover a melhoria de vida da saúde da mulher

 

Promover a ampliação dos meios e serviços de saúde em todo o território nacional

 

Contribuir na redução de morbidade e mortalidade da mulher em todos os ciclos de vidas e grupos sociais sem discriminação

 

Ampliar, qualificar e humanizar o atendimento a mulher no sistema único de saúde.

 

 

 

Objetivos específicos e estratégias

 

Ampliar atenção ginecológica, inclusive para portadoras do HIV e outras DSTs.

 

Ampliar o acesso das mulheres a informações sobre meios contraceptivos

 

Estimular a atenção obstetrícia e neonatal qualificada e humanizada incluindo o abortamento para condições de inseguranças para mulheres e adolescentes

 

Garantir atendimento para gestante de auto risco

 

Promover a atenção para mulheres com casos de violência domestica e sexual

 

Oferecer atendimentos a todas as mulheres que sofreram violência sexual, como tratamentos preventivos de DST e AIDS.

 

Garantir o tratamento integral em casos de contaminação de DST ou HIV

 

Melhorar a informação sobre os transtornos mentais, qualificar e tratar esses transtornos de forma humanizada.

 

Promover a atenção básica para mulheres na terceira idade

 

Informar sobre os direitos das trabalhadoras rurais, da cidade, formais e informais

 

Levar assistência a saúde para mulheres em situação de prisão

 

Promover acesso a assistência básica para mulheres indígenas e moradoras de áreas de difícil acesso.

REDE CEGONHA


É uma Rede de cuidados que assegura às MULHERES o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e as CRIANÇAS o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.

 

DIREITOS

 

Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.

Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.

Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.

Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.

Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.

Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.

Acesso ao planejamento reprodutivo.

ATENDIMENTO MÉDICO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA


A Maternidade Escola Santa Mônica possui o Serviço de Atendimento Especializado às Vítimas De Violência Sexual. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, profissionais de enfermagem, psicologia e assistência social e atende a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência, onde a vítima contará com coleta de exames laboratoriais, como de HIV e hepatites B e C, além de medicação necessária relacionada às doenças sexualmente transmissíveis, profilaxia de DST’s, anticoncepcional de emergência e coleta de diversos outros exames. Após este primeiro atendimento, as mulheres têm agendado o acompanhamento clinico médico e psicológico e assistência social, como também encaminhamentos pertinentes a suas necessidades.

 

Documentos necessários:

 

Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional);

ATENDIMENTO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER


Atendimento Integral à Saúde da Mulher em todas as fases da vida. A porta de entrada para os serviços de saúde é a Unidade Básica de Saúde/Equipe de Saúde da Família mais próxima da residência da paciente, onde encontrará profissionais aptos a realizarem: consultas de Pré-natal, citologias, exame clínico das mamas, exames, quando requisitados pelo profissional de saúde (os exames serão marcados através da Central de Regulação-CORA), testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatite B. Os testes rápidos são realizados na própria unidade de saúde.

 

Documentos necessários:

Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional);

Cartão do SUS, atualizado, inicio com o número sete;

Comprovante de residência.

ATENDIMENTO À GESTANTE E RN


O atendimento à gestante no momento do parto deve ocorrer em hospital compatível com a situação clínica da gestante e do feto (centro de parto normal, maternidade de risco habitual ou maternidade de alto risco). Ocorrendo necessidade de transferência do RN para UCI ou UTI é responsabilidade da unidade hospitalar solicitar à Central de Regulação-CORA a transferência, informando as condições clínicas e se responsabilizando pela estabilização deste RN até o momento da transferência, que será realizada pelo SAMU, acionado pelo serviço tão logo a vaga seja confirmada pelo CORA. Preferencialmente o RN deve ser acompanhado de sua mãe e relatório clínico detalhado.

 

O RN que já teve alta da maternidade e é atendido em situação de urgência na Unidade Básica de Saúde – UBS ou porta de entrada de emergência deverá ser observado o mesmo procedimento. A unidade para onde será encaminhado o RN e o tempo que levará até a transferência dependerá da disponibilidade de vaga.

 

Para atendimento da gestante a orientação é procurar a unidade do município, sendo encaminhada, se necessário, para Maternidade de referência de acordo com o mapa de vinculação, conforme relação em anexo, bem como relação dos exames para as gestantes, preconizados pelo Ministério da Saúde.

 

Banco de Leite Humano


O leite humano é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarréia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Para garantir o leite materno a bebês cujas mães não podem amamentar, foram criados em todo país os Bancos de Leite Humano. Eles recebem, pasteurizam e distribuem o leite para as crianças internadas em unidades neonatais. Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não usa medicamentos que impeçam a doação pode contribuir. O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído aos hospitais.

Fale Conosco