SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Doenças letra N

O que é?

A narcolepsia é uma doença crônica, caracterizada por sonolência incontrolável durante o dia associada a ataques repentinos de sono. Pessoas que sofrem da doença muitas vezes têm dificuldade de persistirem acordadas por longos períodos, independentemente das circunstâncias e podem adormecer sem aviso enquanto realizam as mais diversas atividades.

Causa

Sua fisiopatologia é complexa e decorre de um distúrbio primário do sistema nervoso central, decorrente de interação genética, ambiental e imunológica. Hoje sabemos que ela está relacionada com a diminuição de um neuropeptídio no sistema nervoso central, chamado hipocretina, responsável pela manutenção da vigília.

Sintomas

A doença pode provocar paralisia do sono e fragmentação do sono noturno e alucinações – alucinações hipnagógicas caso ocorra conforme o indivíduo adormeça (transição vigília-sono) e as alucinações hipnopômicas, caso ocorra ao acordar (transição sono-vigília).

Diagnóstico

Existem critérios diagnósticos e é necessário realizar uma história e exame físicos minuciosos, além de exames complementares, como polissonografia, teste de múltiplas latências do sono, e dosagem de hipocretina no LCR em casos específicos.

Tratamento

A narcolepsia é uma condição crônica para a qual não há cura. No entanto, medicações e mudanças de estilo de vida ajudam dramaticamente a gerenciar os sintomas, com melhora significativa na qualidade de vida, inclusive com diminuição de riscos de acidentes devido aos ataques de sono ou a sonolência excessiva.

Medicações estimulantes podem ser prescritas para ajudar na melhora da vigília. Além disso, os pacientes devem ter boa higiene do sono, com horários regulares para dormir e acordar. Cochilos diurnos programados podem ser necessários (cerca de 20 minutos cada), além de exercícios físicos regulares.

O apoio de conhecidos e o conhecimento dos mesmos sobre a doença - família, amigos, empregador, professores - pode ajudar a lidar com a mesma. Os pacientes com narcolepsia devem ser constantemente reavaliados por especialistas em Medicina do Sono para acompanhamento e otimização terapêutica.

Fontes:

Guia de Doenças e Sintomas. Hospital Albert Einstein.

Saúde de A a Z. Ministério da Saúde.