SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Saúde do Viajante


PREPARATIVOS PARA A VIAGEM

 

 

Antes da viagem

Evite viajar doente;

Procure seu médico, preferencialmente, entre 4 e 8 semanas antes da viagem para informar seu roteiro. Peça orientações sobre cuidados para proteção contra doenças e lesões;

Você pode ter dificuldade ou não encontrar os medicamentos que utiliza habitualmente durante a viagem. Peça orientação ao seu médico sobre quais medicamentos e em que quantidade deve levar durante a viagem, incluindo a bagagem de mão;

Acondicione os medicamentos de acordo com as normas do fabricante e acompanhado da caixa e bula originais;

Alimente-se antes de viajar. Coma o que está acostumado, evitando gorduras, pois podem causar mal-estar durante a viagem;

 

No avião

Siga as regras exigidas pelas companhias aéreas para o transporte de objetos e líquidos;

Se você sentir alteração em seu estado de saúde na viagem, avise aos tripulantes;

Toda gestante deve consultar seu médico antes da viagem, pois estará sujeita a vários riscos e a viagem pode afetar sua segurança e conforto;

Antes de viajar consulte a empresa de transporte sobre as regras específicas para gestantes.

 

Seu destino

Para ter uma estadia segura e saudável no Brasil, informe-se com antecedência sobre os destinos dentro do país, pois você poderá encontrar diferenças de clima e nos hábitos alimentares e culturais;

Ao decidir seu roteiro, planeje as atividades de interesse e tome medidas preventivas de saúde;

Conheça o local para onde vai viajar. Saiba se há risco de doenças e necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas;

Procure seu médico, preferencialmente, entre 4 e 8 semanas antes da viagem para informar seu roteiro. Peça orientações sobre cuidados para proteção contra doenças e lesões;

DICAS E PRECAUÇÕES


VÍRUS ZIKA

Independente do destino ou motivo da viagem ao Brasil, é importante que o viajante adote medidas para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti.

 

Hospede-se em locais que disponham de telas de proteção nas portas e janelas, especialmente se estiver longe das capitais. O ar-condicionado e o ventilador também são barreiras de proteção contra o mosquito.

 

Sempre que possível, proteja o corpo com roupas de mangas longas, calças meias e sapatos fechados e/ou use repelentes nas áreas expostas da pele, seguindo a orientação do fabricante.

 

O vírus Zika também pode ser transmitido por meio das relações sexuais, portanto, use camisinha sempre.

Manchas vermelhas na pele, coceira, febre (alta ou baixa), dor no corpo ou nos olhos, são sintomas que podem estar associados à dengue, Chikungunya ou ao vírus Zika. Caso apresente um desses sintomas, não tome nenhum remédio por conta própria, procure o serviço de saúde do Brasil e faça uma consulta com um médico. Beba muito líquido.


GESTANTES

É importante reforçar que, em qualquer situação, as gestantes precisam consultar seu médico antes de viajar e que é necessário um cuidado especial em viagens.

 

Elas devem usar apenas repelentes recomendados para esse período (aqueles à base de DEET, icaridin, ou picaridin e IR 3535ou EBAAP), usar roupas de manga longa e se hospedar em locais com telas de proteção e evitar áreas de maior incidência do vírus zika e da malária.

 

Devem evitar ambientes com presença de mosquitos sem as medidas de proteção recomendadas e localidades onde há a presença de maior quantidade de insetos.

 

Há relatos de casos de transmissão do vírus Zika entre parceiros durante as relações sexuais, portanto, use camisinha sempre.

 

Se houver qualquer alteração no seu estado de saúde, comunique o fato aos profissionais de saúde para acompanhamento da gestação. Beba muito líquido.


VACINAS

Embora no Brasil não haja obrigatoriedade de apresentação do certificado de vacinação para entrada no país, o Ministério da Saúde recomenda que os turistas estejam com seu cartão de vacinação em dia, conforme as orientações do calendário de vacinação de origem ou residência, pelo menos 10 dias antes da viagem.


FEBRE AMARELA

Se você vai fazer algum tipo de turismo ecológico, em áreas rurais ou de matas (Áreas com Recomendação de Vacinação – ACRV), a vacina contra a febre amarela é altamente recomendada. De dose única, deve ser aplicada com pelo menos 10 dias de antecedência da data da viagem.


HEPATITE A

O Brasil recomenda a vacinação prévia porque você pode obter a hepatite A por meio de alimentos ou água contaminados. Independendo do país que você viaje.


HEPATITE B

Você pode pegar hepatite B por meio do contato sexual, agulhas contaminadas, e produtos derivados do sangue. O Brasil recomenda a vacinação se você for fazer uma tatuagem ou piercing, ou se você for gestante.


MALÁRIA

No Brasil, a transmissão da Malária concentra-se na Região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nessas áreas, os mosquitos da Malária têm maior atividade do fim da tarde ao amanhecer.


MALÁRIA

No Brasil, a transmissão da Malária concentra-se na Região Amazônica, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nessas áreas, os mosquitos da Malária têm maior atividade do fim da tarde ao amanhecer.

 

Como se prevenir?

Usar roupas claras e com manga longa durante as atividades de exposição elevada.

Aplicar repelente nas áreas expostas da pele, seguindo a orientação do fabricante.

Ficar atento ao surgimento de sintomas da doença, como febre, dor no corpo e dor de cabeça.

Em caso de manifestação de algum desses sintomas, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Atenção a malária pode matar.


 

Comunicado Importante

 

O Brasil exige o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), de modo, temporário e restrito aos viajantes procedentes ou que se destinam a Angola e República Democrática do Congo.

 

A decisão segue recomendação Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), em decorrência do surto de Febre Amarela Urbana em curso nos dois países africanos.

 

Portanto, viajantes, delegações e atletas procedentes ou em transito de Angola e da República Democrática do Congo devem ter o CIVP com data de vacinação com pelo menos 10 dias anteriores à viagem.

 

O Ministério da Saúde recomenda que ao viajar para o Brasil os turistas atualizem sua caderneta de vacina para as seguintes doenças:

 

INFLUENZA (Gripe): O Brasil adota a vacinação de grupos de risco no período de 18 de abril a 20 de maio de 2016, antes do período de maior incidência da doença.

SARAMPO: No Brasil o vírus do Sarampo não está mais em circulação endêmica. No entanto, a população recebe a vacina preventiva para evitar que o vírus retorne ao país considerando que ele ainda afeta outras regiões do mundo.

RUBEOLA: O Brasil está oficialmente livre da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e não registra casos da transmissão endêmica. A vacina ainda é essencial para evitar o retorno da doença.

 

 

VÍDEOS INFORMATIVOS


Fale Conosco