SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Saúde no Trânsito

SAÚDE NO TRÂNSITO


Os acidentes de trânsito causam um grande aumento nos gastos da Saúde, fazendo com que as condições de assistência aos acidentados e outros procedimentos tornem-se cada vez mais complicados de serem realizados.

 

O comprometimento de setores da saúde nas questões do trânsito é imprescindível e tem sido perceptível em ações específicas dos de vigilância a saúde e em políticas como a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aprovada em 30 de Março de 2006, através da portaria do MS Nº 687, com a finalidade de apontar as estratégias de organização das ações de Promoção da Saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde – SUS, tendo como foco o eixo da Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito.

 

Em 2011, o Ministério da Saúde, através da Portaria 3023, iniciou o financiamento de ações para o desenvolvimento das ações do Projeto Vida no Trânsito, no município de Maceió, que se estendeu nos anos seguintes até o presente.

 

O Projeto Vida no Trânsito tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio do planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações integradas e intersetoriais.

 

Em Alagoas as ações para a redução o número de acidentes graves e fatais, são realizadas em parceria com outras instituições, envolvidas com o trânsito e educação, responsáveis pelas estratégias desenvolvidas pensando na melhoria do convívio no trânsito, dentre elas a implantação desde 2007 do Comitê de Redução da Morbimortalidade no trânsito, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde.