A Atenção Primária constitui-se no primeiro nível de atenção e principal porta de entrada no sistema de saúde Atenção Básica à Saúde: Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado se identifica por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Promoção à saúde: Atividades educativas e orientações em grupo sobre saúde bucal, gestação, hipertensão arterial, diabetes, planejamento familiar, teste rápido de gravidez e outros. Prevenção de doenças: Vacinação e acompanhamento da população, de recém-nascidos a idosos e famílias cadastradas no programa Bolsa Família. Inclui também exames preventivos de câncer de colo de útero e mama; teste de diabetes; exames de AIDS e sífilis, entre outros.
Recuperação da saúde: Consultas com enfermeiros, dentistas, médicos e outros profissionais de saúde; tratamento de doenças e dos dentes; assistência às pessoas em situação de maus tratos e violência; fornecimento e administração de medicamentos e soro oral; curativo e retirada de pontos.
Abrange a anamnese, o exame físico, a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnosticas, solicitação de exames complementares, quando necessário, e prescrição terapêutica realizada pelo médico de saúde da família ou o medico de família e comunidade, medico generalista ou medico especialista quando este procedimento é exercido no âmbito da atenção básica.
Ao chegar à unidade médica, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avaliação irá encaminhar o paciente para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Serviço de assistência á saúde integral do adolescente ofertado nos Centros de saúde que inclui recuperação da saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde. Nos Centros de Saúde o adolescente pode marcar consulta sozinho, sem os pais, e tem direito a sigilo e privacidade nas consultas. Dentre as ações de prevenção e promoção à saúde destacam-se: orientações sobre sexualidade e afetividade com disponibilização de métodos contraceptivos específico para cada meninos e meninas, distribuição de camisinhas, imunização, orientação de alimentação saudável, avaliação nutricional, distribuição da caderneta do adolescente e outros.
Ao chegar à unidade médica, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avaliação irá encaminhar o paciente para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação(Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Serviço de assistência á saúde integral da criança ofertado nos Centros de saúde que inclui recuperação da saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde. Nos Centros de Saúde a criança acompanhada pela mãe ou responsável deverá comparecer pelo menos a uma avaliação médica anual a partir de 3 anos de idade para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunização, orientações para alimentação saudável, avaliação nutricional, preenchimento da caderneta da criança e outras ações de promoção da saúde.
Ao chegar à unidade médica, o paciente é avaliado por um enfermeiro, que após uma breve avaliação irá encaminhar o paciente para um profissional de nível superior, como um enfermeiro chefe ou médico.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF)
Atividade desempenhada pelo médico ginecologista e obstetra. Faz parte da consulta: anamnese, exame físico, coleta de exame cérvico-uterino, solicitação de exames de laboratório, exames de imagem (Mamografia, Ultra-Som obstétrico, Ultra-Som ginecológico), e encaminhamento para outros tipos de serviços disponíveis no sistema de saúde: URS (conhecidos como PAM), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Hospitais conveniados com o SUS
atendido em dia e horário marcado. O usuário comparece no dia estipulado para o atendimento individual. Quando conclui o tratamento na atenção básica (informações de auto cuidado, limpeza, restaurações, pequenas cirurgias) e recebe alta. Se necessário é encaminhado para a atenção especializada (tratamento de canal, de gengiva, cirurgias mais complexas, entre outras). Após o atendimento especializado, o usuário retorna para o controle na atenção básica. Esse controle pode se dar por meio de ações individuais ou coletivas. O atendimento especializado acontece no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Em caso de urgência odontológica, o usuário deve procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Realiza ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e tratamento de doenças bucais.
O usuário procura diretamente o Centro de Saúde. É acolhido e tem sua demanda identificada. Caso seja encaminhado para o setor de saúde bucal, recebe o tratamento ou é agendado para ser atendido em dia e horário marcado. O usuário comparece no dia estipulado para o atendimento individual. Quando conclui o tratamento na atenção básica (informações de auto cuidado, limpeza, restaurações, pequenas cirurgias) e recebe alta. Se necessário é encaminhado para a atenção especializada (tratamento de canal, de gengiva, cirurgias mais complexas, entre outras). Após o atendimento especializado, o usuário retorna para o controle na atenção básica. Esse controle pode se dar por meio de ações individuais ou coletivas. O atendimento especializado acontece no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Em caso de urgência odontológica, o usuário deve procurar o Centro de Saúde mais próximo da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Atendimento contínuo e regular ao paciente, realizado por equipe multiprofissional no domicílio. Incluem todas as ações inerentes ao atendimento, considerando as três modalidades de Atenção Domiciliar:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Atendimentos cirúrgicos realizados pelos profissionais da equipe de Atenção Primária, contemplando:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Atendimentos individuais realizados por profissionais de nível superior, com o objetivo de garantir atenção integral, conforme a necessidade de saúde do indivíduo. Estão incluídas:
Ação ou serviço com acesso livre para o usuário, sem exigência de qualquer tipo de encaminhamento ou mecanismo de regulação de acesso; considerados portas de entrada do SUS, conforme definido no artigo 9º do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011.
Ação ou serviço com acesso mediante encaminhamento de serviço próprio do Sus
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Exames diagnósticos e/ou terapêuticos realizados pelos profissionais da equipe de Atenção Primária, contemplando procedimentos e exames laboratoriais tais como:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações diagnósticas e terapêuticas que envolvem abordagens de sistemas médicos alternativos à medicina técnico-científica, aplicadas individualmente ou em grupo, de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações realizadas com a comunidade, orientadas à detecção dos problemas de saúde relacionados ao contexto comunitário e respectivas ações, tais como:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Atenção individual, a famílias ou membros destas, realizada por profissionais de nível superior, com o objetivo de realizar abordagens familiares.
Atividades educativas, terapêuticas e de orientação à população. Consistem em atividades educativas e terapêuticas, em grupo ou individuais, desenvolvidas nas unidades de saúde ou na comunidade. Estão incluídas:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Consistem em atividades educativas e terapêuticas, em grupo ou individuais, desenvolvidas nas unidades de saúde ou na comunidade. Estão incluídas:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações de promoção da saúde da população em espaços com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividades físicas, além de lazer e modos de vida saudáveis.
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ação ou serviço voltado para a saúde coletiva, com intervenções individuais, em grupo e na regulação e controle de produtos e serviços, no campo da vigilância sanitária, epidemiológica ou ambiental, regidas por normas específicas e vacinação de acordo com o calendário nacional de imunização vigente.
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Avaliação (in loco) do contexto individual, familiar e coletivo, no que tange às condições de saúde e do meio ambiente, visando à qualificação do cuidado e proporcionando atendimento integral, vínculo e responsabilização, incluindo pessoas que se encontram institucionalizadas. Incluem-se as seguintes ações:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Atenção à saúde das pessoas com doenças epidemiologicamente relevantes para o país: tuberculose, hanseníase, hepatites, DST/AIDS, dengue, leishmaniose e doenças exantemáticas.
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações de prevenção, aconselhamento, identificação de riscos, prevenção de quedas e fraturas, tais como:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações individuais e coletivas de promoção de saúde e de redução de danos, visando à promoção e manutenção da saúde mental, incluindo:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Ações individuais e coletivas de educação em saúde, desenvolvidas na comunidade e com profissionais de saúde, para promover a prescrição e o uso racional de medicamentos. Orientação farmacêutica na dispensação de medicamentos. Informar e orientar os usuários acerca do uso e guarda correto dos medicamentos, promovendo a adesão ao tratamento, de acordo com as necessidades de cada caso, a fim de otimizar os resultados esperados com a farmacoterapia. Neste ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento.
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Medicamentos básicos, também chamados de essenciais, são aqueles indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população, tais como: antitérmicos, anti-inflamatórios, antibióticos, medicamentos para diabetes e hipertensão, antiparasitários, etc.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
Estão incluídos:
Comparecer na unidade de saudeno dia e hora marcada.
Menores necessitam autorização, por escrito dos pais ou responsáveis.
Encaminhamento para especialidades quando necessário.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)
As ações para atenção à saúde da pessoa com deficiência compreendem:
Ir ate a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Sempre que possível, o usuário deverá portar algum documento de identificação (Cédula de identidade, Cartão SUS, CPF,CNH)