SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa, causada em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch).

Pode ser causada também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti.

A bactéria é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente através da tosse, mas também pelo espirro e fala, e a doença afeta, principalmente, os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos.

Sintomas e prevenção

A tuberculose tem como principais sintomas a tosse com ou sem secreção por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, sudorese noturna, cansaço excessivo, emagrecimento acentuado, falta de apetite, palidez e rouquidão.

A vacina BCG, aplicada em uma dose a partir do nascimento, previne somente as formas graves da doença.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da tuberculose é realizado com radiografia do tórax, além do exame do escarro do paciente (baciloscopia).

O tratamento, que pode durar seis meses ou um ano, é feito à base de antibióticos que são distribuídos gratuitamente pelo serviço de saúde.

A falta de adesão ao tratamento e/ou abandono pode provocar uma forma da doença resistente aos medicamentos, conhecida como tuberculose multirresistente.

 

O que fazer?

No caso de tosse com ou sem secreção por mais de três semanas procurar o serviço de saúde mais próximo.

 

Na SESAU para informações ligar para: (82) 3315-1664