HOSPITAL DA MULHER DRA. NISE DA SILVEIRA
O Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, é um complexo hospitalar destinado a implementação da linha de cuidado com a mulher. Compõe a rede hospitalar do estado, é referência de média e alta complexidade e conta com serviços ambulatoriais e hospitalares especializados, como a RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual).
Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.
Possui um total de 124 leitos, sendo: 30 leitos de UTI (adulto 20, pediátrico 10); 08 leitos de UCI; 86 leitos de enfermaria (materno-infantil 42, ginecológico 04, cirúrgico 10, clínica médica 30).
Suas especialidades médicas são: cardiologia, clínica geral, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, vascular, proctologista, urologista ginecológico e psiquiatra.
Realiza exames complementares de: radiografia, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler, cateterismo, angiotomografia e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: geral, urológica, vascular, ginecológica.
Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea
Especialidades Médicas: ginecologia, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual)
Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação
Especialidades Médicas: clínica médica, ginecologia, obstetrícia.
Atendimento Ambulatorial
Cardiologia clínica, ginecologia, obstetrícia e endometriose clínica. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, radiologia, terapia ocupacional. O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do Hospital da Mulher, é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.
Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.
• Gestão:
• Endereço: Av. Dep.Humberto Mendes, 290 – Centro, Maceió – AL
• Telefone: :(82) 3221-6908
• E-mail: direcaogeralhm@gmail.com
Carta dos Serviços
• Acolhimento com classificação de risco A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.
• Administração de Medicamentos na Atenção Especializada Consiste no ato de administrar medicamentos, por paciente, independente da quantidade de medicacao administrada, prescritos nas consultas/atendimentos, incluindo as consultas/atendimentos realizadas no domicilio. Atendimentos de enfermagem (em geral).
• Administração de insulina Administração de insulina por via subcutânea (por baixo da pele).no tecido adiposo Para administrar a insulina deve fazer uma prega na pele com o dedo polegar e com o indicador e injetar com a agulha perpendicular à pele. A agulha não deve ser retirada imediatamente, espere 10 a 15 segundos.
• Administração de medicamentos via intramuscular É a administração de medicamentos diretamente no tecido muscular que tem objetivo; Absorção sistêmica de medicamentos por via parenteral;
Obter uma absorção mais rápida do que pela via enteral e subcutânea; Aplicar alguns medicamentos contra indicados por outros vias.
.
• Aferição da pressão arterial sistêmica Aferir pressão arterial. A aferição da pressão arterial é uma maneira segura de saber como está os níveis de pressão de uma pessoa. Aferir a pressão arterial é medir os valores da pressão sistólica (alta) e diastólica (baixa) para averiguar se os níveis de tensão correspondem aos parâmetros normais ou se há um diagnóstico de hipertensão.
.
• Aferição da temperatura corporal é O controle da temperatura corporal é realizado por meio de termômetro; Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo:
Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.
.
• Ajuste Medicamentoso de Situações Neurológicas Agudizadas Internação em leito clínico para ajuste de dosagem de medicamento de uso em neurologia ou de doença ou condição de difícil controle ambulatorial.
• Ambulatório para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero Serviço especializado de acolhimento à transformação sexual por meio da hormonioterapia.