SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveria

HOSPITAL DA MULHER DRA. NISE DA SILVEIRA


O Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, é um complexo hospitalar destinado a implementação da linha de cuidado com a mulher. Compõe a rede hospitalar do estado, é referência de média e alta complexidade e conta com serviços ambulatoriais e hospitalares especializados, como a RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual).

 

Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

 

Possui um total de 124 leitos, sendo: 30 leitos de UTI (adulto 20, pediátrico 10);  08 leitos de UCI; 86 leitos de enfermaria (materno-infantil 42, ginecológico 04, cirúrgico 10, clínica médica 30).

 

Suas especialidades médicas são: cardiologia, clínica geral, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, vascular, proctologista, urologista ginecológico e psiquiatra.

 

Realiza exames complementares de: radiografia, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler, cateterismo, angiotomografia e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: geral, urológica, vascular, ginecológica.

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea

Especialidades Médicas: ginecologia, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção as vítimas de Violência Sexual)

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

Especialidades Médicas: clínica médica, ginecologia, obstetrícia.

 

Atendimento Ambulatorial

Cardiologia clínica, ginecologia, obstetrícia e endometriose clínica. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, radiologia, terapia ocupacional. O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do Hospital da Mulher, é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.


Gestão:

Endereço: Av. Dep.Humberto Mendes, 290 – Centro, Maceió – AL

Telefone: :(82) 3221-6908

E-mail: direcaogeralhm@gmail.com

Carta dos Serviços


Acolhimento com classificação de risco A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, voltada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Administração de Medicamentos na Atenção Especializada Consiste no ato de administrar medicamentos, por paciente, independente da quantidade de medicacao administrada, prescritos nas consultas/atendimentos, incluindo as consultas/atendimentos realizadas no domicilio. Atendimentos de enfermagem (em geral).

Administração de insulina Administração de insulina por via subcutânea (por baixo da pele).no tecido adiposo Para administrar a insulina deve fazer uma prega na pele com o dedo polegar e com o indicador e injetar com a agulha perpendicular à pele. A agulha não deve ser retirada imediatamente, espere 10 a 15 segundos.

Administração de medicamentos via intramuscular É a administração de medicamentos diretamente no tecido muscular que tem objetivo; Absorção sistêmica de medicamentos por via parenteral;
Obter uma absorção mais rápida do que pela via enteral e subcutânea; Aplicar alguns medicamentos contra indicados por outros vias.

.

Aferição da pressão arterial sistêmica Aferir pressão arterial. A aferição da pressão arterial é uma maneira segura de saber como está os níveis de pressão de uma pessoa. Aferir a pressão arterial é medir os valores da pressão sistólica (alta) e diastólica (baixa) para averiguar se os níveis de tensão correspondem aos parâmetros normais ou se há um diagnóstico de hipertensão.

.

Aferição da temperatura corporal é O controle da temperatura corporal é realizado por meio de termômetro; Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo:
Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos.
Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal. Esse é recomendado para bebês, pois não são capazes de segurar o termômetro na boca de forma segura.
Axilar (sob a axila): é o método mais utilizado. Coloque o termômetro sob a axila, com o braço pressionado contra o corpo, durante cinco minutos antes da leitura.

.

Ajuste Medicamentoso de Situações Neurológicas Agudizadas Internação em leito clínico para ajuste de dosagem de medicamento de uso em neurologia ou de doença ou condição de difícil controle ambulatorial.

Ambulatório para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero Serviço especializado de acolhimento à transformação sexual por meio da hormonioterapia.