SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

HOSPITAL DO CORAÇÃO ALAGOANO PROF. ADIB JATENE

O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene (HCA), localizado no bairro Cidade Universitária, Maceió, foi inaugurado em 2021. O novo complexo hospitalar atende exclusivamente pacientes cardiopatas do estado, contando com uma estrutura inicial de 52 leitos, além de toda ama estrutura de apoio à UTI – conforme preconizado pelos protocolos de assistência nesta situação emergencial. Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

Possui um total de 57 leitos, sendo: 29 leitos de enfermaria (adulto 25, pediátrico 4);  10 leitos de enfermaria para recuperação pós-anestésica; 4 leitos de preparo e intervenção no centro de imagem e radiologia cardiológica; 14 leitos de enfermaria (adulto 10, pediátrico 4).

Suas especialidades médicas são: cardiologia, clínica geral, nefrologia, neurologia, vascular, endocrinologia, cardiopediatria, radiologia, arritimiologia, ecografista, infectologia, hemodinamicista.

Realiza exames complementares de: tomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ressonância magnética, MAPA, Holter e teste ergométrico. Além de cirurgias nas especialidades: cardíaca, vascular, cardiopediatria.

Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

Especialidades Médicas: cardiologia, cardiologia clínica, cardiologia intervencionista, cardiopediatria clínica e cardiopediatria cirúrgica.

Atendimento Ambulatorial

Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: cardiologia, cardiologia clínica, cardiologia intervencionista, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiopediátrica e cirurgia cardiológica adulto. O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do HCA, é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.

Gestão:

Endereço: Av. Menino Marcelo -Cidade Universitária, Maceió – AL, 57083-410

E-mail: direcaogeral@gmail.com

Listagem dos Serviços

O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, tem como objetivo ofertar um serviço ambulatorial e hospitalar especializado em cardiologia para atendimento do paciente adulto e pediátrico (de alta complexidade), com oferta de consultórios e realização dos seguintes exames:

• Eletrocardiograma;

• Teste Ergométrico;

• Ecocardiografia Transtorácica;

• Ecocardiografia Transesofágica;

• Monitoramento pelo Sistema Holter 24hs;

• Monitoramento Ambulatorial da Pressáo Arterial – MAPA;

Serviço de Imagens e Radiologia ( Raio X, Ultrasom, Cintilografia, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada);

Centro Cirúgico moderno e formatado para as práticas cirúgicas mais avançadas com três salas cirúgicas, sendo duas integradas (porta com porta) para otimização e melhores resultados dos transplantes, e uma sala cirúgica integrada com uma sala híbrida para realização de procedimentos invasivos percutâneos associados à procedimentos cirúgicos abertos e os procedimentos cirúgicos minimante invasivos, e mais uma sala de hemodinâmica para os procedimentos de cateterismo, angioplatias, implate de marcapasso e estudo eletrofisiológico.

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.

Regulação e Acesso ao Hospital

O Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, é um hospital “porta fechada”, que não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG), para procedimento intervencionistas, cirúgicos e internamentos.

Quanto aos procedimentos e consultas ambulatoriais o acesso e marcações dar-se-á através do SISREG com disponibilização para todos os municípios do Estado de Alagoas.