SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hospital Regional do Norte

HOSPITAL REGIONAL DO NORTE


O Hospital Regional do Norte, localizado no município de Porto Calvo, é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento de urgência e emergências como: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, queda, queimadura, choque elétrico, acidente automobilístico, entre outros. Conta com um centro de referências – CR e salas de centro cirúrgico para intervenções ou cirurgias eletivas. A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde. Com a pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (coronavírus), o Hospital Regional da Mata se tornou referência no tratamento da COVID-19 para todo o Estado de Alagoas, conservando uma ala destinada ao tratamento de síndromes gripais, bem como para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

 

Atende via regulação casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos. Não possui setor de urgência e emergência, sendo os pacientes encaminhados através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospitais da Rede e Municípios através da regulação estadual (SISREG) para procedimentos intervencionistas, cirúrgicos e internamentos.

 

Possui um total de 109 leitos, sendo: 20 leitos de UTI (adulto); 71 leitos de enfermaria (cirúrgicos 15, clínica médica 27, ortopédicos 15, pediátricos 14); 18 leitos de UCI. Suas especialidades médicas são: buco maxilo, cardiologia, clínica geral, obstetrícia, vascular, urologia.

 

Realiza exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler, biopsias de próstata e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: geral, plástica, traumato ortopedia, urológica, vascular, ginecológica e obstétrica.

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea

Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica.

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, cardiologia clínica, obstetrícia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), pediatria clínica.

 

Atendimento Ambulatorial

Cirurgia geral, cardiologia clínica, urologia. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, radiologia. O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do HRN é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

 

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.


Gestão: João Medeiros.

Endereço: Rua Alto da Forca s/n, Bairro Mangazala PORTO CALVO –, Rodovia AL105 CEP 57900.000

Telefone: (82) 3292 5300

E-mail: gerenteadm.hrn@gmail.com