SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Unid. de Emerg. do Agreste

UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE


Localizada em Arapiraca, a unidade foi inaugurada em 2003, com recursos da ordem de R$ 8,2 milhões, a Unidade de Emergência do Agreste é referência nas áreas de Média e Alta Complexidade, atendendo emergências provocadas por causa externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos. Somente no ano passado, segundo o Setor de Estatística, atendeu 45.312 atendimentos.

Além de pacientes oriundos de vários municípios do interior de Alagoas, a unidade atendeu também pacientes oriundos de cidades de estados que fazem divisa com Alagoas, a exemplo de Propriá (SE), Bom Conselho (PE) e Paulo Afonso (BA). A previsão é que, ainda este ano, a Unidade de Emergência do Agreste passe a contar com uma estrutura mais ampla, onde o Setor de Internação passará dos atuais 40 para 118 leitos, enquanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) terá sua capacidade triplicada e passará para 21 leitos.

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.


Gestão: 

Endereço: Rodovia AL-220, Km 5, S/N, bairro Senador Arnon de Melo, Arapiraca – AL, 57315-745, Brasil.

Telefone: (82) 3529-2450

E-mail: ueagreste@saude.al.gov.br

Assessoria de Comunicação: Adalberto Custódio

 

 

Listagem dos Serviços


Pronto Atendimento Atendimento em Emergência prestado à população em geral 24 horas.

 

Internação em Clinica Médica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente internado.

 

Internação Pediátrica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente pediátrico internado.

 

Internação em Clinica Cirúrgica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente cirúrgico internado.

 

Cirurgia Geral Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente cirúrgico internado.

 

Endoscopia Feita por meio de um tubo, chamado endoscópio, que entra através da boca e permite a observação do esôfago, do estômago e do duodeno, que a primeira parte do intestino. Também é possível fazer endoscopia com biópsia, para paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Serviço de Radiologia Utiliza a tecnologia de imagem para fins de diagnostico ou tratamento de paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Serviço de Laboratório Laboratório de analises clinicas é um serviço de apoio ao diagnostico, realiza os mais diversos tipos de exames de bioquímica, imunologia, hematologia e microbiologia para o paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Tomografia Exame não invasivo que capta imagens detalhadas de ossos, tecidos, órgãos e outras partes do corpo através de radiografias digitais transversais, para paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Ecocardiograma Capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Eletrocardiograma Exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração de paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

 

Descrição


  • O Hospital de Emergência Drº Daniel Houly é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento a emergências traumáticas como, por exemplo, vítimas de: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, Queda, Queimadura, Choque elétrico, acidente automobilístico, intoxicação exógena (envenenamento), animais peçonhentos, entre outros motivos relacionados a causas externas.

 

  • O HEDH inaugurou a Unidade AVC em setembro de 2021, dentro do Programa AVC Dá Sinais do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde, via aplicativo Join.

 

  • Com o advento da pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (Corona vírus), o Hospital de Emergência tornou-se também referência em internações clínicas e Unidade de Terapia Intensiva – UTI COVID 19 para todo o Estado de Alagoas.
    Atualmente, foi mantida uma Ala voltada para os casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG.