SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Unid. de Emerg. do Agreste

UNIDADE DE EMERGÊNCIA DO AGRESTE


Localizada em Arapiraca, o Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly foi inaugurado em 2003, Unidade de Emergência do Agreste é referência nas áreas de média e alta complexidade, atendendo emergências provocadas por causas externas, como vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, afogamentos, quedas e envenenamentos.

 

Possui um total de 86 leitos, sendo: 23 leitos de UTI (adulto); 27 leitos ortopédicos; 36 leitos clínicos. Suas especialidades médicas são: buco-maxilo, cardiologia, clínica geral, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, vascular, ortopedia, cirurgia, neurocirurgia.

 

Realiza exames complementares de: radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, ultrassonografia com doppler e laboratoriais. Além de cirurgias nas especialidades: buco-maxilo, geral, neurológica, oftalmológica, otorrinolaringológica, pediátrica, plástica, traumato ortopédica, vascular.

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Aberta – Demanda Espontânea

Especialidades Médicas: clínica médica, cirurgia geral, tramato ortopedia, RAVVS (Rede de Atenção às vítimas de Violência Sexual), Unidade de AVC, causas externas.

 

Modo de Acesso à Unidade: Porta Referenciada – Demanda Via Regulação

Especialidades Médicas: Unidade de AVC.

 

Atendimento Ambulatorial

Clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, RAVVS (Rede de Atenção s vítimas de Violência Sexual), Unidade de AVC, causas externas. Além de um Ambulatório de Especialidades Médicas que realiza diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em: assistência social, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, radiologia, terapia ocupacional, farmacêutico, biomédico, bioquímico, nutricionista. O acesso às consultas especializadas no Ambulatório do Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly é realizado via Sistema de Regulação SISREG, de acordo com a agenda disponibilizada aos municípios.

Horário de Funcionamento: Todos dos dias da semana – 24 horas por dia.


Gestão:

Endereço: Rodovia AL-220, Km 5, S/N, bairro Senador Arnon de Melo, Arapiraca – AL, 57315-745, Brasil.

Telefone: (82) 3529-2450

E-mail: ueagreste@saude.al.gov.br

Assessoria de Comunicação: Adalberto Custódio

Listagem dos Serviços


Pronto Atendimento Atendimento em Emergência prestado à população em geral 24 horas.

Internação em Clinica Médica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente internado.

Internação Pediátrica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente pediátrico internado.

Internação em Clinica Cirúrgica Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente cirúrgico internado.

Cirurgia Geral Presta assistência multidisciplinar de proteção e recuperação à saúde, oferecendo uma estrutura hospitalar adequada às necessidades do paciente cirúrgico internado.

Endoscopia Feita por meio de um tubo, chamado endoscópio, que entra através da boca e permite a observação do esôfago, do estômago e do duodeno, que a primeira parte do intestino. Também é possível fazer endoscopia com biópsia, para paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Serviço de Radiologia Utiliza a tecnologia de imagem para fins de diagnostico ou tratamento de paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Serviço de Laboratório Laboratório de analises clinicas é um serviço de apoio ao diagnostico, realiza os mais diversos tipos de exames de bioquímica, imunologia, hematologia e microbiologia para o paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Tomografia Exame não invasivo que capta imagens detalhadas de ossos, tecidos, órgãos e outras partes do corpo através de radiografias digitais transversais, para paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Ecocardiograma Capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Eletrocardiograma Exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração de paciente internado e suporte à emergência quando necessário.

Descrição


  • O Hospital de Emergência Drº Daniel Houly é uma unidade de saúde subordinada à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, referenciada no atendimento a emergências traumáticas como, por exemplo, vítimas de: Ferimento por Arma de Fogo – FAF, Ferimento por Arma Branca – FAB, Queda, Queimadura, Choque elétrico, acidente automobilístico, intoxicação exógena (envenenamento), animais peçonhentos, entre outros motivos relacionados a causas externas.

  • O HEDH inaugurou a Unidade AVC em setembro de 2021, dentro do Programa AVC Dá Sinais do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde, via aplicativo Join.

  • Com o advento da pandemia causada pela propagação do Sars-CoV-2 (Corona vírus), o Hospital de Emergência tornou-se também referência em internações clínicas e Unidade de Terapia Intensiva – UTI COVID 19 para todo o Estado de Alagoas.
    Atualmente, foi mantida uma Ala voltada para os casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG.