SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Laboratório Central

O que é o LACEN/AL?

O Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, do Estado de Alagoas, é uma unidade laboratorial que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB conforme estabelecido na Lei Federal nº 8.080, de 19/9/1990 (Artigo 16, Inciso II, b).

O SISLAB é classificado pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria de Consolidação nº 4, de 28/09/2017, como um sistema nacional de saúde, organizado de forma hierarquizada e tem suas ações executadas nas esferas federal, estadual e municipal.

O SISLAB é constituído por um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde, abrangendo a vigilância epidemiológica, vigilância em saúde ambiental e vigilância sanitária.

O LACEN/AL é um laboratório de referência estadual, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA/SESAU, responsável pela realização de procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico de doenças/agravos sob vigilância.

Como laboratório de referência estadual o LACEN tem por competências:

  • Realizar procedimentos laboratoriais de maior complexidade para complementação de diagnóstico;
  • Encaminhar ao Laboratório de Referência Regional amostras inconclusivas para a complementação de diagnóstico e aquelas destinadas ao controle de qualidade analítica;
  • Coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde publica;
  • Realizar o controle de qualidade analítica de análises realizadas em unidades laboratoriais no município;
  • Promover a capacitação de recursos humanos de unidades laboratoriais nos municípios;
  • Disponibilizar ao Ministério da Saúde informações relativas às atividades laboratoriais realizadas quando necessário.
  • Realizar ensaios direcionados aos programas ligados do Ministério da Saúde.

Como utilizar os serviços do LACEN/AL?

O LACEN/AL não é porta aberta e não é uma unidade de análises laboratoriais básicas. Os exames feitos pelo LACEN são procedimentos de maior complexidade e são realizados a partir de demanda da vigilância em saúde para esclarecimento diagnóstico de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4/2017 – Anexo V – Capítulo I).

De modo geral, as amostras são coletadas nos serviços de saúde por ocasião do atendimento aos casos suspeitos dessas doenças e tem como principal finalidade determinar/orientar/direcionar a conduta a ser adotada por autoridades e equipes de vigilância e de atenção à saúde, em relação a pessoas, grupos ou segmentos da população. Também realiza análises para sinalizar riscos e orientar medidas de controle em relação ao meio ambiente e a produtos, a exemplo da análise da água de consumo humano e água de coleções de água para monitoramento do vibrião da cólera, bem como de alimentos comercializados que estão sob suspeita.

As amostras para serem analisadas precisam ser encaminhadas dentro de padrões de conformidade, registradas no Sistema de Gerenciamento de Amostras Laboratoriais – GAL e acompanhadas da ficha de notificação da doença ou agravo registrada no Sistema Nacional de Agravos de Notificação – SINAN.

São 46 doenças de notificação compulsória e para grande parte delas, quando há suspeita, faz-se necessário o suporte do LACEN para confirmação diagnóstica.

 

Como funciona o LACEN/AL?

O LACEN/AL funciona rotineiramente de 2ª a 6ª feira, no horário de 8h as 17h para recepção de amostras de produtos, amostras biológicas e amostras de vetores.

Para preservar a qualidade das amostras é importante observar as orientações quanto à coleta, armazenamento e transporte da amostra.

O funcionamento em horário noturno e em finais de semana e feriados atenderá somente à necessidade de resposta rápida relacionada, de modo geral, a eventos de emergência em saúde pública e ao esclarecimento diagnóstico de patologias como: coqueluche, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por vírus respiratórios, malária, sarampo, surto de diarreia, leptospirose, meningite meningocócica. Outras situações serão previamente definidas pela Gerência do LACEN e comunicadas às Secretarias Municipais de Saúde e a serviços de referência.

LACEN